Dentre todos os cuidados e preparos que envolvem a realização da Cirurgia Ortognática, está o acompanhamento nutricional.
Com o auxílio do profissional nutricionista será possível detectar e tratar possíveis carências nutricionais, que, direta e indiretamente, interferem no pré e pós-operatório. Quando tais carências são identificadas no pré-operatório, podem ser tratadas, se necessário, antes da realização da cirurgia.
Inicialmente, pós cirurgia, o paciente terá dificuldades no processo de mastigação e deglutição dos alimentos. Assim, será de extrema importância o papel do nutricionista para auxiliá-lo em mudanças necessárias da dieta, como por exemplo a consistência do alimento, e prescrição de suplementos, se necessário.
O acompanhamento nutricional garante um aporte adequado de nutrientes essenciais para o corpo, evitando a desnutrição pós-operatória. Além disso, diminui o período de incapacidade do paciente e a incidência de possíveis complicações. Também auxilia no processo de cicatrização e no bem-estar, além de evitar a contaminação por bactérias e possíveis infecções no local.
Mitierlla Farias Pereira – Nutricionista da Clínica Pilastri
CRN: 4609/P