Sialoendoscopia

O que é?

Muitas pessoas sofrem com problemas de inflamação nas glândulas salivares, conhecida como sialoadenites. Localizada nas regiões ao redor da face, no interior da cavidade bucal e na faringe, estas glândulas salivares podem sofrer algum tipo de inflamações ou tumores. A inflamação pode ter como causa, vírus, - como o da caxumba, neoplasia, estreitamento dos ductos que servem de caminho para a saliva, desidratação intensa da saliva ou por cálculos produzidos por sais minerais que se acumulam no ducto de drenagem das glândulas.

A inflamação pode ocasionar luxação das glândulas, causando desconforto e dores na região, pele avermelhada, produção de saliva espessa e com pus.

Em alguns tratamentos, quando era reincidente a inflamação, cirurgiões-dentistas optavam, por vezes, pela cirurgia aberta para a retirada da glândula inflamada. Isso tornava o procedimento mais difícil e, ás vezes ineficaz, pois era muito complicado dissecar um nervo e suas ramificações.

Com o avanço tecnológico, aliado à medicina, criou-se um novo método cirúrgico e menos invasivo, chamado Sialoendoscopia. Este tratamento surgiu nos anos 90, na Alemanha, como indicação para o tratamento de doenças benignas das glândulas salivares.

Com a introdução de um miniendoscópio de 1mm, a cirurgia é conduzida por uma micro câmera. Essa tecnologia permite uma melhor visualização da área afetada e localização do cálculo. Assim, o profissional é capaz de fazer intervenções com mais precisão nos tratamentos de mapeamento da árvore canalicular das glândulas salivares, intervenções nos canais de irrigação e identificação de anomalias.

Embora ainda sejam poucos os cirurgiões no Brasil que desenvolvam o procedimento da Sialoendoscopia, pois requer um alto nível de especialização, o procedimento é autorizado pela ANVISA.